terça-feira, julho 15, 2014

Boas Férias!





A BE CRE deseja a TODOS...

Top Leitor – 2º e 3º ciclos


Informa-se que no ano letivo 2013/2014 foram sendo divulgados no Placard da BECRE. a cada período, os alunos top leitor por ano ano de escolaridade. Divulgam-se agora as turmas em que se registou um maior número de empréstimos.
5ºA      6º A       7º A       8º C       e as turmas do 9º ano ficaram empatadas. 

Parabéns a todos! Para o ano há mais!

Fantoches nas BECRE do Agrupamento

No decorrer do ano letivo 2013/2014 foram realizadas atividades nas BECRE como forma de motivação para a leitura e para a escrita e também como forma de desenvolver as competências leitoras. Aqui ficam alguns momentos de teatro de fantoches com turmas do 1º ciclo (3º e 4º anos):

«Robertices» - Freguês caloteiro - Luísa Dacosta


    


                                «Teatro às três pancadas» - Vem aí  o  Zé das moscas - António Torrado


Nome da BECRE de Arcena – Projeto Criar


Decorreu no 3º período a primeira Fase do Concurso Criar na EB 1 de Arcena: nome da BE CRE.  Em cada turma foi eleito um nome, inscrito em formulário próprio, colocado em envelope fechado e com código respetivo, de modo a manter o sigilo.  No passado dia 21 de maio, o júri reuniu e procedeu a votação:
1º Prémio – obteve quatro (4) votos – Arbeca (3º1ª-profª Olga Martins)
2º Prémio – obteve dois (2) votos –  A magia dos livros (3º2ª – Profª Susana Varela/ Profª Sandra Cabeleira-a substituir)
As restantes turmas obtiveram zero (0) votos.

A  BE CRE de Arcena  designa-se agora  Arbeca

A entrega de Prémios realizou-se no dia 13 de junho, no decorrer da atividade A família na escola, na EB 1 de Arcena. 

Culturalverca/ Biblioquermesse/ Dia da Escola

A pensar na promoção da leitura, a BECRE marcou a sua presença na Culturalverca (1 de junho de 2014) e no Dia da Escola (6 de junho de 2014). Promoveu também uma Biblioquermesse na EB 1 2 3 de Bom Sucesso (2 a 6 de junho de 2014).  
Culturalverca - 1 de junho

Sessão com autor – Filipe Faria

No dia 27 de maio de 2014 recebemos na BECRE Profª Maria José Nunes, na EB 1 2 3 de Bom sucesso, o escritor Filipe Faria. O autor dirigiu a sessão falando um pouco acerca do seu percurso enquanto leitor e como entrou no mundo da escrita. Os alunos de 3º ciclo presentes estiveram bastante interventivos e fizeram perguntas acerca das obras e personagens dos seus livros, acerca dos seus projetos futuros...
Um momento sem dúvida interessante e que motivou para a leitura. Alguns dos seus títulos:

                   

Concurso Nacional de Leitura


Mais uma vez o nosso Agrupamento esteve representado no Concurso Nacional de Leitura  (CNL), uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação, com a DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

O CNL decorreu em três fases distintas (escolar, distrital e nacional). Para local de realização da 8ª edição ( 2013/2014) da fase distrital do CNL, a DGLAB designou a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos do Município da Amadora. Os destinatários da fase distrital do CNL são os alunos apurados na 1ª fase do concurso, nas escolas do distrito de Lisboa. No caso da nossa escola foram estas as alunas a participar:
Catarina Venâncio de Carvalho – 7ºC
Inês Dionísio Ribeiro – 8º D
Bruna Isabel Dias Malcata – 9º A
A prova decorreu no dia 12 de maio de 2014 e as leituras sugeridas foram:
                    
     As nossas alunas não foram apuradas para a Fase Nacional do Concurso, contudo aqui fica o nosso reconhecimento pelo interesse e empenho manifestados.
       

Mercado das Plantas



Decorreu  mais uma vez o «Mercado das Plantas» entre 30 de abril e 2 de maio de 2014 na EB 1 2 3 de Bom Sucesso. Os alunos do 1º ciclo e do Pré escolar elaboraram pequenas quadras dedicadas às mães, dado que esta atividade realizou-se  alguns dias antes desta Comemoração, para acompanhar cada vasinho. Tentou aliar-se a escrita e a leitura à natureza.