quinta-feira, maio 07, 2015

Sessão com Alexandre Honrado

Hoje dia 7 de maio, pelas 10h, esteve presente na BECRE Profª Mª José Nunes o autor Alexandre Honrado. A sessão destinou-se aos 9º anos. 
O autor referiu-nos que um dos prémios que o tinha marcado foi aquele que se refere à Maternidade que o viu nascer há 54 anos: Alfredo da Costa. O livro em questão foi:

Informou-nos que o seu primeiro título tinha sido:


Os livros que os alunos do nosso agrupamento tiveram ocasião de ler e trabalhar em sala de aula foram os seguintes:



Referiu-nos que o mote para esta coleção foi marcada por um depoimento de uma jovem em fase terminal de cancro lhe dedicou. A partir daí começou a interessar-se por problemáticas da sociedade e como tal passou a fazer entrevistas em hospitais, prisões... de modo a ter um conhecimento mais aprofundado da realidade. Muitas das personagens que entram dos seus livros são reais, são pessoas que têm problemas como todos nós e algumas até passaram a fazer parte da sua vida.
Esclareceu que a personagem do basquetebolista de "Dentro de mim não há ninguém" é, na realidade, um desportista consagrado de outra modalidade, que passou por momentos complicados antes de atingir o patamar em que se encontra.
Teve oportunidade de nos falar da personagem da Janica, uma rapariga que conheceu pelos 12 anos e que ainda hoje mantém contato visto ser uma aliada de peso sempre que pretende entrevistar alguém em bairros mais complicados. Descreveu-nos que a personagem é  dura nas palavras apenas para mascarar a doçura da sua essência. 
Com base nas obras, vários alunos elaboraram pequenos textos alusivos às problemáticas da adolescência abordadas por Alexandre Honrado, que estão expostos à entrada da nossa BECRE.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Verificação de comentário no blogue «bom Sucesso na Biblioteca»